Aula 12 – Reflexões Interdisciplinares 2

Um

 

Reflexões Interdisciplinares: Edgar Morin e o pensamento complexo na educação

 

 

 

Dois

Edgar Morin (1921)

  • Tem desenvolvido reflexão filosófica sobre o conhecimento, defendendo a ideia da necessidade de superar o cartesianismo e a divisão dos saberes, em favor da defesa da transdisciplinaridade de um “pensamento complexo”.
  • Nessa perspectiva, sua principal obra são os seis volumes, iniciados em 1973, de La Méthode.
  • Preocupação acerca do conhecimento e da ética levou-o a produzir reflexões diretamente voltadas à educação.

Fonte imagem: Wikipédia

Três

Edgar Morin e a comunicação

  • Antes de seu trabalho estritamente epistemológico, mas com certa relação com ele, Morin foi um pioneiro dos estudos sobre a comunicação de massa (obras: As Estrelas de Cinema – 1957 e Cultura de Massa no século XX O espírito do tempo – 1962)
  • Também esteve envolvido com o cinema, sendo o codiretor, com Jean Rouch, do filme (considerado fundador do cinema-verdade) Crônica de um verão (1961)
  • O cruzamento entre esses empreendimentos está na busca pela compreensão do contemporâneo, do novo, de certa forma, do “complexo”.

Quatro

Edgar Morin e educação

Cinco

Edgar Morin e a Educação

  • “No campo da educação, Morin destaca a necessidade de religação dos saberes, de que se realize uma reforma de pensamento para captar as realidades complexas. Deve-se entender o contexto no qual se realizam as ações dos homens e mulheres. O educador deve ter uma ‘cabeça bem feita’ e não uma ‘cabeça cheia’. Deve trabalhar com a pedagogia da pergunta e não com a das respostas. Atribui importância para uma concepção de ciência como construção humana, e não um leque de verdades eternas e perenes. A ciência é vista como um processo recursivo que se constrói e se desfaz para se refazer, depois, novamente.” (GOHN, 2012, p. 106, destaques nossos)

Seis

Edgar Morin e a Comunicação/h3>

  • Recusa a uma oposição apocalíptica sobre os meios de comunicação.
  • Comunicação é uma dimensão complexa (multidimensional) do homem, pois envolve aspectos do poder, da linguagem, da expressão, etc., e assim deve ser entendida.
  • Chave para uma leitura interdisciplinar da comunicação e que autoriza a busca de construções interdisciplinares como a educomunicação

Sete

Temas predominantes

  • Interligação de finalidades educativas:
  • Aptidão para organizar o conhecimento;
  • O ensino da condição humana;
  • A aprendizagem do viver;
  • A aprendizagem da incerteza;
  • A educação cidadã

Oito

Edgar Morin: Os sete Saberes… (2000)

  1. Considerar erros e ilusões constantes nas concepções;
  2. Construir o conhecimento pertinente;
  3. Reaprender a nossa própria condição humana;
  4. Reconhecer nossa identidade terrena;
  5. Enfrentar as incertezas constantes no conhecimento científico;
  6. Ensinar a compreensão por meio do diálogo e do entendimento;
  7. Discutir e exercitar a ética.

Nove

Edgar Morin: Os sete Saberes… (2000)

Ref

Referências

LORIERI, Marco Antônio.Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. In: MARTINS, Marcos Francisco e PEREIRA, Ascício dos Reis. Filosofia e Educação:ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCAR, p. 371-386.

MORIN, Edgar. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 20, abril 2003. Disponível em link.