Aula 10 – O problema da técnica

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Tecnologia e Educação

Derivações do problema da “técnica” na educação

 

 

 

Téc./Fil

H. Marshall McLuhan

  • “Origina-se de Ernest Kapp primeira formulação sistemática de uma filosofia da técnica (Grundlinien einer Philosophie der Technik, 1877) que, hoje […] concentra-se sua atenção como disciplina na reflexão sobre a estrutura e função das tecnologias de informação, doravante situadas no âmbito do que se já se convencionou chamar de tecno ou cibercultura” (Rüdiger, 2007, p. 13)
  • “A análise […] deve considerar em primeiro lugar aquela dimensão ontológica da técnica como princípio constituinte das formas das cultura” (Subirats apud Rüdiger, 2007, p. 13)
  • Perspectivas diversas de abordagem analítica sobre o fenômeno: fáusticos x prometéicos; tecnófobos x tecnófilos, humanistas x tecnicistas)

Ferramentas

Ferramentas e tecnologia

  • “Entre os famosos aforismos produzidos pela impertinente caneta de Karl Marx está sua observação em A miséria da filosofia, de que ‘o tear manual nos deu a sociedade com o senhor feudal; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalista industrial’. […] no final desse livro [A ideologia alemã], Marx inclui um parágrafo notável que ficaria bem à vontade em Understading Media de McLuhan. Pergunta ele: ‘É Aquiles possível quando foram inventadas a pólvora e a bala? É possível a Ilíada quando existem a prensa tipográfica e as máquinas impressoras? Não é inevitável que com o surgimento da imprensa cessem o canto, a narrativa e a musa, ou seja, desapareçam as condições para a poesia épica’” (Postman, 1994, p. 31)

Autores

Autores

Autores que pensam a “técnica”, sem, entretanto, o viés tão marcado de “tecnologia educacional” (e o tecnicismo) de Skinner:

  • H. Marshall McLuhan (1911-1980): “media literacy” e o “futuro da escola”
  • Ivan Illich (1926-2002): tecnologia como opressão e como possibilidade de libertação, para “desescolarizar a sociedade”
  • Pierre Lévy (1956): tecnologias da inteligência e novos ambientes cognitivos

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McLuhan e a Educação

Derivações do problema da “técnica” na educação

 

 

 

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H. Marshall McLuhan

  • Contribuição inovadora na compreensão do papel da tecnologia na sociedade, embora siga/popularize contribuições de Harold Innis (The Bias of Communication – 1951) (1894-1952)/li>
  • As tecnologias e os meios são vistos como “extensões do homem”, isto é prolongam capacidades, sentidos, percepções. Exemplos:

Trem: pernas/mobilidade
Vestuário: pele/tato
Microscópio/cinema/TV: olho/visão
Fonógrafo/rádio: ouvido/audição

Ferramentas

Ferramentas e tecnologia

  • “Entre os famosos aforismos produzidos pela impertinente caneta de Karl Marx está sua observação em A miséria da filosofia, de que ‘o tear manual nos deu a sociedade com o senhor feudal; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalista industrial’. […] no final desse livro [A ideologia alemã], Marx inclui um parágrafo notável que ficaria bem à vontade em Understading Media de McLuhan. Pergunta ele: ‘É Aquiles possível quando foram inventadas a pólvora e a bala? É possível a Ilíada quando existem a prensa tipográfica e as máquinas impressoras? Não é inevitável que com o surgimento da imprensa cessem o canto, a narrativa e a musa, ou seja, desapareçam as condições para a poesia épica’” (Postman, 1994, p. 31)

Autores

Autores

Autores que pensam a “técnica”, sem, entretanto, o viés tão marcado de “tecnologia educacional” (e o tecnicismo) de Skinner:

  • H. Marshall McLuhan (1911-1980): “media literacy” e o “futuro da escola”
  • Ivan Illich (1926-2002): tecnologia como opressão e como possibilidade de libertação, para “desescolarizar a sociedade”
  • Pierre Lévy (1956): tecnologias da inteligência e novos ambientes cognitivos