Aula 12 – Reflexões Interdisciplinares 2
Um
Reflexões Interdisciplinares: Edgar Morin e o pensamento complexo na educação
Dois
Edgar Morin (1921)

- Tem desenvolvido reflexão filosófica sobre o conhecimento, defendendo a ideia da necessidade de superar o cartesianismo e a divisão dos saberes, em favor da defesa da transdisciplinaridade de um “pensamento complexo”.
- Nessa perspectiva, sua principal obra são os seis volumes, iniciados em 1973, de La Méthode.
- Preocupação acerca do conhecimento e da ética levou-o a produzir reflexões diretamente voltadas à educação.
Fonte imagem: Wikipédia
Três
Edgar Morin e a comunicação
- Antes de seu trabalho estritamente epistemológico, mas com certa relação com ele, Morin foi um pioneiro dos estudos sobre a comunicação de massa (obras: As Estrelas de Cinema – 1957 e Cultura de Massa no século XX – O espírito do tempo – 1962)
- Também esteve envolvido com o cinema, sendo o codiretor, com Jean Rouch, do filme (considerado fundador do cinema-verdade) Crônica de um verão (1961)
- O cruzamento entre esses empreendimentos está na busca pela compreensão do contemporâneo, do novo, de certa forma, do “complexo”.
Quatro
Edgar Morin e educação
Cinco
Edgar Morin e a Educação
- “No campo da educação, Morin destaca a necessidade de religação dos saberes, de que se realize uma reforma de pensamento para captar as realidades complexas. Deve-se entender o contexto no qual se realizam as ações dos homens e mulheres. O educador deve ter uma ‘cabeça bem feita’ e não uma ‘cabeça cheia’. Deve trabalhar com a pedagogia da pergunta e não com a das respostas. Atribui importância para uma concepção de ciência como construção humana, e não um leque de verdades eternas e perenes. A ciência é vista como um processo recursivo que se constrói e se desfaz para se refazer, depois, novamente.” (GOHN, 2012, p. 106, destaques nossos)
Seis
Edgar Morin e a Comunicação/h3>
- Recusa a uma oposição apocalíptica sobre os meios de comunicação.
- Comunicação é uma dimensão complexa (multidimensional) do homem, pois envolve aspectos do poder, da linguagem, da expressão, etc., e assim deve ser entendida.
- Chave para uma leitura interdisciplinar da comunicação e que autoriza a busca de construções interdisciplinares como a educomunicação
Sete
Temas predominantes
- Interligação de finalidades educativas:
- Aptidão para organizar o conhecimento;
- O ensino da condição humana;
- A aprendizagem do viver;
- A aprendizagem da incerteza;
- A educação cidadã
Oito
Edgar Morin: Os sete Saberes… (2000)

- Considerar erros e ilusões constantes nas concepções;
- Construir o conhecimento pertinente;
- Reaprender a nossa própria condição humana;
- Reconhecer nossa identidade terrena;
- Enfrentar as incertezas constantes no conhecimento científico;
- Ensinar a compreensão por meio do diálogo e do entendimento;
- Discutir e exercitar a ética.
Nove
Edgar Morin: Os sete Saberes… (2000)
Ref
Referências
LORIERI, Marco Antônio.Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. In: MARTINS, Marcos Francisco e PEREIRA, Ascício dos Reis. Filosofia e Educação:ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCAR, p. 371-386.
MORIN, Edgar. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 20, abril 2003. Disponível em link.